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6.0 Fricção do arnês

90K views 19 replies 11 participants last post by  Corbinace  
#1 · (Edited)
O tópico de atrito da fiação surgiu em alguns tópicos hoje. @mikeb01453 sugeriu postar informações como um tópico separado (este). Pareceu melhor do que preencher ambos os tópicos com as mesmas informações.

Então... o tópico é atrito. Poste qualquer informação, sugestões ou comentários que você tiver.

Eu vou começar.

Atrito em geral
Os pontos de atrito são um problema em qualquer veículo. Eles têm importância específica em um turbo diesel devido à vibração e ao calor - má combinação.

Há dois documentos que encontrei. Eu os anexei. Eles são:

Powerstroke 6L Wire Chafing - TSB 041806.pdf - Um TSB da Ford descrevendo o atrito como um problema
Powerstroke 6L Wire Chafing Locations.pdf - Um documento fotográfico que uma pessoa legal com um 6.0 montou

Em suma, você está procurando uma situação como esta:

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...que levou - ou poderia levar - a uma situação como esta...

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...com a intenção de reparar - se necessário - e reforçar para sempre.

O documento fotográfico anexado mostra os locais que o autor considerou importantes. Quando eu estava fazendo a realocação do meu resfriador de óleo, consultei o documento, mas também apenas segui os vários chicotes em busca de meus próprios problemas.

Muitos problemas de chicote são garantir que os clipes originais - destinados a fixar um ponto em um chicote a um orifício ou pino roscado próximo - estejam no lugar e na posição. As âncoras/clipes se parecem com isso antes de serem fixados ao chicote:

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...que é o tipo que ancora em um buraco. O tipo que empurra em um pino é particularmente importante porque o pino que segurará o fio quando devidamente fixado geralmente destruirá o fio quando não estiver devidamente fixado.

Frequentemente, as pessoas que trabalham em veículos não se dão ao trabalho de recolocar os clipes do chicote nos pontos de fixação.


Meu esforço de eliminação de atrito
Eu não tinha nenhum problema com o chicote do qual eu estava ciente quando me interessei por isso. Eu estava me preparando para fazer a realocação do meu resfriador de óleo e parecia um ótimo momento para dar ao chicote uma boa verificação.

Eu usei o documento de imagem como um ponto de partida. Mas, principalmente, eu fui ao longo de cada chicote para procurar desgaste ou causas de preocupação futura - lugares onde o atrito pode ocorrer no futuro. Os pontos de desgaste foram reparados ou re-gravados. Então, para esses pontos e os pontos de preocupação, eu reforcei os pontos de contato.

Minha abordagem foi usar pequenos comprimentos (2"-4") de tubos de PVC flexíveis de diâmetros variados (1", 3/4", 1/2") que eu havia cortado em segmentos de circunferência parcial que eram tipicamente 1/4 - 1/2 do total. Eu coloquei esses segmentos contra o feixe no ponto de desgaste (real ou futuro) e os fixei com fita de fricção.

Tubo de PVC como compra na Ace:

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Segmentos de circunferência parcial (vistos da extremidade):
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Eu ainda olho para esses pontos ao fazer outras manutenções e tudo parece seguro. Levaria muita vibração e força para um pino passar pelo PVC, é claro!


Meu problema de chicote imediatamente após a realocação do meu resfriador
Eu encontrei um outro problema de chicote logo após o meu trabalho no resfriador de óleo ser concluído. Sintoma: Parada aleatória durante a condução e em velocidade. Sempre quando o veículo não estava completamente aquecido ~ ECT=120F. Às vezes, ele reiniciava imediatamente. Às vezes, exigia uma espera.

Eu realmente não queria continuar dirigindo porque parar não é divertido. Mas eu sabia que não seria capaz de encontrar o problema a menos que pudesse experimentar a falha e monitorar o que estava acontecendo quando ela ocorresse. Eu não consegui ver uma perda de pressão HPOP antes da parada, mas pude ver que ela não acumularia pressão quando não ligasse.

Eu descobri que podia forçar uma reinicialização se pressionasse o fio terra do chicote do injetor que se fixa ao pino de admissão traseiro DS. Isso significava que era hora de cavar.

Acabou não sendo aquele fio, no entanto...

Bem à frente no chicote do injetor, onde a rabeta da válvula IPR se funde ao feixe principal, o isolamento havia derretido devido ao calor. Algum tempo antes de eu comprar a picape, alguém não havia recolocado o ponto de ancoragem do chicote do injetor e o calor na posição não segura derreteu o fio dentro da carcaça externa. Suspeito que mover o chicote durante a realocação do meu resfriador de óleo agravou a situação.

Pressionar o fio terra estava realmente movendo o fio da válvula IPR para frente no feixe principal do injetor e permitindo a reinicialização. Essa é a natureza dos problemas de chicote.

Então... eu soldei um novo segmento de fio de alta temperatura no lugar, isolei as conexões de solda, re-envolvi com proteção térmica, recolocamos o ponto de ancoragem do chicote, reforcei os possíveis pontos de contato com segmentos de tubo de PVC e os fixei com fita de fricção.

_____________________________

Por causa da atenção que dediquei aos pontos de atrito - o que realmente não demorou tanto - não estou tão preocupado com futuros problemas de atrito. Continuarei procurando novos pontos, no entanto.

A abordagem do segmento de tubo de PVC é apenas minha maneira de fazer isso. Estou interessado em saber o que mais funciona e o que pode ser melhor.

Como afirmado no topo, por favor, adicione a isso de qualquer maneira - abordagens, locais, fotos, sintomas, etc.

...e, se você é o autor do documento de imagem, por favor, anuncie-se e faça uma reverência.

Espero que isso ajude.
 

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#2 · (Edited)
Excelente artigo djmaguire. Com certeza vou olhar para a minha arnês agora e espero poder adicionar positivamente a este post. Muito obrigado. E isto deve definitivamente ser fixado!
 
#3 ·
Excelente resumo! :thumb: Comprei o meu 2004 no final de 2008 e logo depois tive que correr atrás de todo tipo de problemas de atrito (graças a Deus por este site e algumas habilidades de solução de problemas). Então... eu mandei substituir todo o chicote elétrico do motor em 2010 para confiabilidade e coloquei tampas de vácuo sobre um monte de pinos, etc., que estavam perto do chicote. Eu também adoro e uso tubos corrugados com fenda em mais do que apenas minha caminhonete.
 
#4 ·
Eu perguntaria onde mais você o usa, mas acho que não quero saber.

Muito bom artigo DJ.
 
#6 ·
Era isso que eu temia...

E por isso não perguntei. :hehe:
 
#7 ·
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#8 ·
Obrigado por criar este tópico Maguire, ótimas informações para quem está com problemas. Definitivamente digno de fixação... O que ele será agora.
 
#9 ·

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#10 ·
Eu estava a digitalizar uma pilha antiga de papéis aleatórios e encontrei instruções de um Kit Oficial de Reparação de Fiação Ford. As instruções até têm um número de peça Ford (SK-1W7J-14B475-AA). Veio com um conector que eu comprei.

de qualquer forma, parecia possivelmente de interesse, então está anexado...
 

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#12 ·
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#14 ·
Fotos corrigidas.
 
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#16 ·
Estes são os fios sob o meu turbo, tenho disparado f1-22 e tentando encontrar o culpado, isto mostra um fio exposto, que parece ter uma proteção térmica por baixo, alguém sabe a solução para isto
Meu primeiro pensamento é que a solução é uma câmera ou telefone que tenha melhores capacidades de foco macro...

...mas eu consigo ver fios desgastados.

F1.22 é o módulo ABS, eu acredito. Isso significaria que estes dois diagramas se aplicam. Seu feixe de fios é #12A581.

A solução é cortar o fio que está com a capa faltando, colocar um tubo termorretrátil de um lado ou de outro, ressoldar e, em seguida, encolher o termorretrátil centrado sobre ele para cobrir completamente o segmento exposto antigo/novo e a nova junta de solda. Se precisar adicionar um pequeno segmento de fio por causa do comprimento perdido, tudo bem.

A menos que esta seja uma pergunta capciosa...
 
#17 ·
#18 ·
Olá, tenho seguido as dicas de diagnóstico que você postou e tenho uma pergunta. Estou recebendo um P0261, circuito do injetor 1 baixo. Então, primeiro eu tinha uma luz de teste e fiz o teste KOER com a luz de teste e estava recebendo apenas cintilação no pino 3/4 e não no 1/2. Para garantir, também verifiquei 7 para ver se havia alguma diferença, 1/2 funcionou e 3/4 não. Eles devem estar todos enviando energia o tempo todo?

Então eu puxei o FICM e fiz o teste de continuidade e descobri que o oposto era o caso. Inj1- 3/4 sem continuidade e Inj 7 1/2 sem continuidade. Alguma ideia?