Saudações a todos! Deixem-me começar por dizer que eu era um fanático por "T6 ou nada" durante anos... desde que recebi os camiões da minha empresa em 2010. Para efeitos deste tópico e discussão, é uma frota de 6 camiões, todos com motores 6.0 Powerstroke (quatro são de 2006, dois são de 2007) e aqueles de vocês que estão aqui e sabem como eles são exigentes com os óleos, sabem que isto também o torna um ótimo banco de testes para novos produtos. Triax não é necessariamente novo, mas era uma marca nova para mim. Como mencionei, sempre comprei Rotella T6 a granel para todos os camiões (e até para alguns dos meus pequenos veículos a gasolina, como o meu Hyundai Accent - SIM, EU SEI sobre os catalisadores, etc.) e usei-o, mudando o óleo religiosamente a cada 7500-7800 milhas. Também sempre usei os filtros genuínos OEM Motorcraft FL2016. Agora, vamos ao que interessa… Deparei-me com a Triax por engano ao escrever mal uma das minhas pesquisas na Amazon e bam – lá estava. Quem é este estranho misterioso que oferece um balde de 5 galões entregue à porta por menos de $120? Pesquisas adicionais levaram-me ao seu PDF de dados do produto e então comecei realmente as comparações lado a lado. Escusado será dizer que fiquei agradavelmente surpreendido ao ver como o seu TBN e pacote de aditivos atendiam ou excediam os seus pares da indústria. Uma coisa ficou imediatamente clara: Este 5w40 Fleet Supreme ESP tem a base de clientes da Rotella T6 na mira. Eu arrisquei. Alguns dias depois, havia dois baldes gloriosos na minha doca e entrou um camião '06 e um '07 para uma troca de óleo. O óleo saiu do balde com uma bela cor dourada rica e é MUITO mais rico em cor do que o T6 que eu costumava usar (sim, eu sei que a cor não significa nada). Assumo que as diferenças de cor se devem ao pacote de aditivos aprimorado, particularmente as altas quantidades de Molibdénio e/ou Boro. O T6 foi drenado e um kit Blackstone foi preenchido de cada camião. Isto está a ser feito especificamente para que eu possa ter uma comparação lado a lado quando drenar o Triax em alguns meses. Os camiões foram preenchidos ao nível adequado com o Fleet Supreme e, com um movimento do pulso, ambos os camiões ganharam vida com o seu novo sangue. Ambos os camiões estavam imediatamente a funcionar a um volume significativamente mais baixo… não o ruído do escape, mas uma redução distinta no ruído das válvulas, o ruído do carretel do injetor - volume geral mais baixo do compartimento do motor. O VERDADEIRO teste de tudo isto não é esta mudança imediata, mas quanto tempo ela permanece assim devido ao cisalhamento assassino das bombas de óleo de alta pressão nos meus amados 6.0 powerstrokes.
Depois de alguns dias de arranques a <30F, posso dizer que sinto que os camiões PODEM estar a arrancar um pouco "mais rápido" do que com o lubrificante anterior. Eu notaria como "mais rápido para fazer com que todos os cilindros se inflamem uniformemente", embora isso aconteça em questão de segundos. Para que conste, os camiões são todos mantidos com injetores OEM que são todos medidos para serem extremamente próximos em operação num teste de contribuição do cilindro com a intenção de não culpar nada no óleo que é culpa dos injetores desequilibrados.
Uma coisa que quero levantar é que o óleo não tem a estrela API e não parece ser oficialmente aprovado pela API. No entanto, isso não vai impedir-me de o colocar à prova e de fazer uma análise para que eu possa determinar por mim mesmo como este óleo se comporta nos nossos camiões 6.0. Isso também não significa que este seja um óleo de má qualidade ou qualquer outra coisa negativa, simplesmente significa que eles não gastaram dinheiro e tempo no processo de aprovação. Deixarei que a minha experiência, evidências empíricas e Blackstone determinem se este é um lubrificante de qualidade. Até agora, estou a manter-me com "excelente qualidade".
Uma nota sobre a aprovação da API diretamente da Triax numa correspondência por e-mail comigo:
"A razão pela qual não temos alguns dos nossos produtos aprovados pela API é por causa das pesadas modificações que foram feitas neles. Principalmente o uso de ésteres e combinação de moly/boro, além de um melhorador de VI de maior grau. A API certifica apenas formulações pré-aprovadas. Custa apenas 4000 USD por ano para obter uma aprovação API para uma formulação comum, que pode ser comprada de qualquer fabricante de aditivos. Se essas formulações mudarem de alguma forma (eles não se importam se você as torna melhores), você tem que pagar à API para aprová-las (300.000 a 500.000 USD por fluido por grau). As pessoas realmente esquecem que a API é um negócio como qualquer outro negócio e os padrões de desempenho da API realmente não são tão bons em comparação com algumas das especificações OEM, especialmente Volvo VDS-4.5 / 4, MAN 3575, etc.
99% dos óleos de motor aprovados pela API no mercado são fórmulas de corte e costura compradas de um dos 5 principais fabricantes de aditivos e misturadas no óleo. Essencialmente, os usuários compram o mesmo óleo sob centenas de nomes de marcas. Essas formulações são pré-aprovadas pelo fabricante de aditivos e vendidas a todos os seus clientes misturadores.
Nós não fazemos isso, nunca fizemos e nunca faremos."
Depois de alguns dias de arranques a <30F, posso dizer que sinto que os camiões PODEM estar a arrancar um pouco "mais rápido" do que com o lubrificante anterior. Eu notaria como "mais rápido para fazer com que todos os cilindros se inflamem uniformemente", embora isso aconteça em questão de segundos. Para que conste, os camiões são todos mantidos com injetores OEM que são todos medidos para serem extremamente próximos em operação num teste de contribuição do cilindro com a intenção de não culpar nada no óleo que é culpa dos injetores desequilibrados.
Uma coisa que quero levantar é que o óleo não tem a estrela API e não parece ser oficialmente aprovado pela API. No entanto, isso não vai impedir-me de o colocar à prova e de fazer uma análise para que eu possa determinar por mim mesmo como este óleo se comporta nos nossos camiões 6.0. Isso também não significa que este seja um óleo de má qualidade ou qualquer outra coisa negativa, simplesmente significa que eles não gastaram dinheiro e tempo no processo de aprovação. Deixarei que a minha experiência, evidências empíricas e Blackstone determinem se este é um lubrificante de qualidade. Até agora, estou a manter-me com "excelente qualidade".
Uma nota sobre a aprovação da API diretamente da Triax numa correspondência por e-mail comigo:
"A razão pela qual não temos alguns dos nossos produtos aprovados pela API é por causa das pesadas modificações que foram feitas neles. Principalmente o uso de ésteres e combinação de moly/boro, além de um melhorador de VI de maior grau. A API certifica apenas formulações pré-aprovadas. Custa apenas 4000 USD por ano para obter uma aprovação API para uma formulação comum, que pode ser comprada de qualquer fabricante de aditivos. Se essas formulações mudarem de alguma forma (eles não se importam se você as torna melhores), você tem que pagar à API para aprová-las (300.000 a 500.000 USD por fluido por grau). As pessoas realmente esquecem que a API é um negócio como qualquer outro negócio e os padrões de desempenho da API realmente não são tão bons em comparação com algumas das especificações OEM, especialmente Volvo VDS-4.5 / 4, MAN 3575, etc.
99% dos óleos de motor aprovados pela API no mercado são fórmulas de corte e costura compradas de um dos 5 principais fabricantes de aditivos e misturadas no óleo. Essencialmente, os usuários compram o mesmo óleo sob centenas de nomes de marcas. Essas formulações são pré-aprovadas pelo fabricante de aditivos e vendidas a todos os seus clientes misturadores.
Nós não fazemos isso, nunca fizemos e nunca faremos."