Informações de Hardwire do Scangauge II
Este mod requer habilidades de soldagem decentes e a capacidade de extrair pinos do conector OBD II sem danificar nada. Se você não tiver certeza de que pode fazer isso, ainda pode usar as informações de pinagem abaixo para emendar diretamente os fios na fiação OBD II.
Enquanto eu estava fora, minha esposa limpou minha mesa e organizou meus papéis. Agora não consigo encontrar meu diagrama original sobre como fiz a fiação do meu Scangauge. Felizmente, eu ainda tinha meu equipamento de teste, então não foi muito difícil reproduzi-lo. Fui para a picape e confirmei as conexões, então, contanto que você tenha minha picape, funcionará. (Essa é minha isenção de responsabilidade. Isso só foi confirmado para funcionar na minha picape. Se você quebrar alguma coisa na sua, é tudo com você.) Embora deva funcionar para você também.
Comparei a pinagem do cabo Scangauge (parte superior da imagem do conector) e do conector OBD II (parte inferior da imagem do conector) para determinar quais pinos estão sendo usados. Reduzi para os pinos 4, 6, 7, 14, 16 do conector OBD II. Da pinagem do Scangauge, combinei-os com os pinos 1, 2, 6, 3, 8 do conector RJ-45.
Então, peguei um cabo Ethernet e determinei as cores dos fios para os pinos RJ-45 usando um cabo com fio TIA/EIA 568B. (Existe uma especificação de fiação 568A, mas elas não são tão comuns quanto a especificação B. Independentemente disso, verifique o tipo de cabo. Ele deve ser impresso ao longo do comprimento do cabo.)
Aqui estão as cores dos fios Ethernet e o número do pino alinhados com os números dos pinos OBD II. (Eu não registrei as cores dos fios.)
Ethernet (pino) ---------- OBD II (pino)
Branco/Laranja (1) ------ (4)
Laranja (2) ------------- (6)
Branco/Verde (3) ------- (14)
Verde (6) -------------- (7)
Marrom (8) -------------- (16)
(Esta parte é opcional se você confia em mim.) Em seguida, construí um equipamento de teste (veja a imagem em anexo) para confirmar a fiação antes de desmontar o conector OBD II da picape. Cortei um pequeno pedaço de cabo Ethernet e soldei pregos aos fios 1, 2, 6, 3, 8. Certifique-se de usar pregos que tenham aproximadamente o mesmo tamanho dos pinos do conector OBD II. Depois de inserir os pregos nos orifícios do conector adequados, conectei o Scangauge e executei alguns testes. Tudo funcionou bem.
Em seguida, retirei o conector OBD II e usei uma ferramenta de remoção de pinos para extrair os pinos 4, 6, 7, 14, 16. Em seguida, soldei o fio correspondente de um pequeno pedaço de cabo Ethernet com um conector RJ-45 na outra extremidade. (Isso é fundamental porque, caso contrário, você teria que crimpar um RJ-45 no toco. Muito difícil.) Ao soldar, você deve ter muito cuidado para manter tudo pequeno o suficiente para que o pino se encaixe novamente no conector OBD II.
Depois que tudo foi montado novamente, usei um acoplador RJ-45 para RJ-45 (acoplador Ethernet) e um cabo Ethernet (especificação 568B) para conectar meu Scangauge. Tenho usado assim há mais de um ano sem nenhum problema. (Veja a imagem em anexo. O cabo vermelho é conectado por fio. O acoplador é bege e o cabo Ethernet para o Scangauge é preto.)
Embora o conector OBD II de fábrica esteja aberto, não posso garantir que outros dispositivos funcionarão corretamente com o Scangauge conectado ao mesmo tempo. Também gostaria de alertá-lo para desconectar o Scangauge com fio sempre que uma afinação ou atualização puder ser gravada em seu veículo por você ou outro técnico.